08/02/2022 :: 10 dicas de vendas que você não pode perder

Confira orientações e saia na frente da concorrência!

Reunimos aqui dicas gerais, que servem para qualquer vendedor turbinar seus negócios em sua área. Confira:

1. Conheça bem seu produto/serviço – Saber o que está oferecendo aumenta a confiança do vendedor e torna seu discurso mais crível. Familiarizar-se completamente com o que você está vendendo e conhecer as vantagens e desvantagens do produto ou serviço fará uma grande diferença no nível de confiabilidade que será estabelecida entre o vendedor e o cliente. Se você não sabe o que está oferecendo, também não saberá qual a melhor forma de oferecê-lo, e isso transparece para o cliente.

2. Conheça o consumidor – Buscar entender quem é o consumidor do seu produto ajuda a criar a melhor estratégia de marketing e abordagem para aquele perfil. Além disso, concentrar-se em tentar entender quem é o cliente individualmente é essencial para o momento da compra de fato. Essa é uma das grandes dicas para fechamento de vendas:  reaja ao cliente de acordo com o que ele demonstra na hora da interação. O conhecimento prévio do perfil do consumidor e a análise instantânea de cada cliente, combinados, darão ao vendedor as armas certas para fechar a venda e solidificar o relacionamento.

3. Demonstre curiosidade pelo seu cliente. Faça perguntas, mostre-se interessado. Esse tipo de atenção fortalece a confiança do consumidor no vendedor.

4. Personalize o atendimento – Essa é uma das principais tendências dos dias atuais e está entre as mais importantes dicas de vendas de roupas, por exemplo. Não basta oferecer qualquer produto, qualquer peça de vestimenta, o vendedor precisa aplicar o conhecimento do consumidor, citado na dica anterior, e personalizar a abordagem feita com cada cliente. Se o consumidor tem um perfil X de vestuário – que será identificado pela roupa que ele estiver usando e através da conversa – o vendedor não o leva para o lado da loja que oferece o perfil Y. A personalização, que implica em investimento de tempo no cliente, é um grande diferencial para a conquista do cliente, portanto.

5. Assegure uma boa base de clientes – No livro Adapte-se ou Morra, que reúne lições de negócios colhidas pela Fast Company, Michael Treacy, ex-professor do MIT, compartilha que "se você quer crescer, não pode se dar ao luxo de encolher". Isso significa concentrar-se em preservar os clientes que você ou sua empresa já possuem, antes de buscar a expansão, que deve vir quando a base de clientes anterior já estiver suficientemente sólida.

6. Cultive a boa ambição – A boa ambição é aquela que não permite que você fique satisfeito onde está, impedindo o comodismo. Cultivar uma atitude "pra frente", portanto, vai fazer você se manter motivado para crescer. Em vendas, isso significa ir atrás de metas maiores, planejar expansões, pesquisar a concorrência e como conquistar seus espaços, buscar o aprimoramento das técnicas e estratégias que permitirão o crescimento, entre outros.

7. Seja resiliente. "Se você não teve um fracasso espetacular na vida, seus esforços foram insuficientes". Esta é a regra 55 do livro Adapte-se ou Morra. Tempos difíceis reforçam o caráter e com o vendedor não é diferente. Essa é uma das boas dicas de vendas para telemarketing: muitas vezes quem trabalha nesta área leva desaforos e lida com mau humor. Mais do que levar um "não", esse vendedor é muitas vezes agredido verbalmente. Por ser a capacidade de se adaptar a mudanças e superar obstáculos, a resiliência é uma característica que ajuda o ser humano a enfrentar as dificuldades de frente, reagindo a elas com respostas inteligentes. Cultivando a resiliência, o vendedor de telemarketing não leva ofensas para o lado pessoal e tenta mudar a abordagem de acordo com o humor do cliente, por exemplo.

8. Somente depois de ter descoberto as reais necessidades de seu cliente, mencione o que você está oferecendo. Essa dica é simples e valiosa. Faça mais perguntas do que discursos. A venda será bem sucedida quando você identificar os problemas do seu cliente, oferecendo-lhes soluções.

9. Evite fazer longas apresentações de seu produto. É preciso conquistar a atenção do consumidor nos primeiros momentos. Começar apresentando o produto em detalhes pode ser tedioso para a pessoa que não sabe ainda se quer ou precisa dele. Concentre-se em fornecer informações interessantes e que despertem a curiosidade sobre o que você está oferecendo.

10. Convide o consumidor a agir. Isso pode significar testar o produto, mudar alguma parte de sua rotina para se adaptar a ele etc. A forma de praticar essa dica varia de acordo com a intimidade e relação desenvolvida entre vendedor e cliente. Mas, no geral, apresente seu produto, faça seu melhor em identificar o que o consumidor precisa e ofereça-lhe opções. Deixe, porém, espaço para que ele complete a compra, de forma que a venda não comece e termine em você, somente. 

fonte:meusucesso.com

 

 

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